Este pequeno documentário tem como objetivo relembrar alguns dos eventos mais marcantes da História da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Língua Portuguesa em New York. A intenção é trazer à nova geração uma coleção de dados para perpetuar o testemunho daqueles que tornaram o sonho do estabelecimento da Igreja Luso-Brasileira na “Capital do Mundo” em uma realidade. Relembrando o passado, podemos celebrar o presente e avançar confiantes para um futuro glorioso com a certeza de que Aquele que nos guiou no passado vai continuar conosco até o dia em que Ele se manifestar em glória nas nuvens dos céus.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia de língua portuguesa em New York teve seu início nos anos 70. De acordo com o Pastor J. Miranda, um grupo de pessoas de língua portuguesa de New York viajavam para assistir aos cultos em Newark, NJ nas dependências de uma igreja Eslava.
Naquele grupo estavam: Walter Szoboszlai, Nilson Santos, Palmira Antunes, Ana Helena Coelho, Lidia Castilho, Ruth Silva Santos, Noemia Santos, Waldemar e Arcangela Szoboszlai, Ester Szoboszlai, Hercília Coelho, Valentim Szoboszlai, Elsy Burnett, Elcinéia , Elenice e Nelson Szoboszlai. Eles frequentemente viajavam de New York a New Jersey, para a realização dos cultos. Como o grupo cresceu, eles sentiram a necessidade de iniciar o trabalho na cidade de New York, não somente por ser mais conveniente, mas também para alcançar a comunidade com a mensagem do advento.
Walter partilhou sua preocupação com o Pastor M. S. Nigri, vice-presidente da Associação Geral, que contatou o Pastor L. L. Reile, então presidente da Greater New York Conference . Imediatamente as coisas começaram a se suceder. Planos foram feitos para encontrar um local de reuniões para o iniciante grupo.
Em um sábado pela manhã o Pastor L. L. Reile, apresentou uma importante mensagem. “Ele desafiou o grupo de crentes para ser luz e mostrar o caminho a Cristo. Neste tempo de insegurança, seu desejo era que este grupo fosse uma “luz forte e firme, luz pura e limpa”. Ao final da mensagem, vinte e oito pessoas responderam ao convite para fazer parte da nova Igreja.
Pastor L. L. Reile ficou tão impressionado com o fervor missionário do grupo que decidiu enviar um obreiro da Associação para apoiar a nova igreja. O Pastor Miranda, que assistira a cerimônia de organização com todos os membros da Igreja de New Jersey, foi convidado pela Associação Greater New York para pastorear a nova congregação. Ele pregava de manhã em New Jersey e pela tarde em New York.
As reuniões eram realizadas no segundo andar da Igreja Hispana Broadway, 161 West 93 rd Street, em Manhattan. Depois de algum tempo, eles se mudaram para o “Golden Room” da Congregação Hebraica Adventista, 410 West 45 th Street, em Manhattan.
Alguns meses depois , Pastor L. L. Reile conheceu um jovem casal que havia chegado recentemente do Brasil e estavam residindo em Philadelphia. Davi e Evelise Bravo atuavam como evangelistas da página impressa, foram então convidados para vir à New York e unirem-se ao grupo. Logo antes de chegarem, Elder Sanstrom, o novo presidente da Associação, pediu ao Pastor Merlin Kretschmar que fora missionário no Brasil para atender a Igreja. O pequeno grupo alcançou cerca de cinqüenta membros nos três anos seguintes. O Pastor Kretschmar dedicou grandes esforços ao lado de sua esposa Joanita na consolidação da obra em língua portuguesa em New York.
Acontecimentos Importantes
Primeiros Batismos – José Felipe Nery e Aurelina Silva
Primeira Apresentação de Bebê – Dione Medeiros
Primeiro Casamento – Etiene e Rute Santos
Pastores distritais
José Miranda, Merlin Kretchmar, David Bravo, José Siqueira, Ronaldo Cunha, Joel Sarli, Marcos Valença, José Irajá da Costa e Silva, Gerson Santos, A. Cláudio G. Vilela e Denisson Moura (atual).
Depois de algum tempo, o Pastor Davi Bravo assumiu o pastorado da Igreja, recebeu também a responsabilidade de cuidar da Igreja Hispana de Corona. Foram anos de grande mobilização e dedicação para adquirir um templo próprio. Em 1976, um prédio de dois andares foi adquirido localizado à 91-17 31 st Avenue, East Elmhurst, próximo ao Aeroporto LaGuardia.
Depois de muito trabalho de limpeza e remodelação, foi inaugurado em 11 de setembro de 1976, e tornou-se o primeiro templo próprio. Durante o verão do ano seguinte, o Pastor Bravo foi com sua família para a Andrews University, proseguir seus estudos. Depois disto, a Igreja ficou sob a liderança do Pastor J. Siqueira o qual dedicou importantes anos de seu ministério motivando e influenciando jovens para o caminho do Senhor. Foi um grande período de grande envolvimento e crescimento espiritual da juventude da nossa Igreja.
Na década de 80, a Igreja continuou seu crescimento, experimentando uma forte motivação missionária com o Pastor Ronaldo Cunha. Ao lado de sua esposa Dorothy, ele desenvolveu a idéia de uma Igreja amigável, ativa na comunidade através de atividades sociais e programa de televisão. Em 2 de fevereiro de 1986, um grupo de sete membros começou a reunir-se em Manhattan, alcançando uma assistência de mais de vinte no ano seguinte.
Em 1985, o templo em Elmhurst foi vendido por $190,000.00 e uma nova propriedade foi adquirida à 39-49 29 th Street, Long Island City pelo preço de $269,000.00. A última reunião realizada em Elmhurst foi em 25 de Janeiro de 1986, às 5:00pm, e o novo prédio da Igreja foi pré-inaugurado em 1 de fevereiro do mesmo ano, com a assistência de todos os membros, muitos convidados, e líderes da Associação local.
Em 5 de março de 1988, Pastor Joel Sarli – apoiado por sua esposa Margarida, veio para trabalhar como pastor da Igreja. Ele serviu de março de 1988 até julho de 1990. Mesmo sendo um período bem curto, sua liderança pastoral foi muito importante fortalecendo a unidade e motivando a Igreja para o evangelismo a qual cresceu progressivamente chegando a uma assistência perto de 100 membros . Durante esta década com o crescimento da Igreja, o desafio principal era construir um templo maior para a comunidade.
Com a saída do Pr. Joel deu assistência à Igreja o Pr. Marcos Valença, que ainda acumulava em seu tempo o departamento de Publicações na Greater New Yok Conference. De acordo com o Pastor J. Irajá Silva, que pastoreou a Igreja de Outubro de 1990 até Novembro de 2004, eles precisavam “um prédio maior para ter as reuniões e um templo mais bonito para atrair novas pessoas”.
Procurando por uma propriedade, em 1996 a Igreja comprou um lote na Case Street, em Elmhurst. Depois de seis meses o lote foi vendido, e um outro foi adquirido à 96-10 34 th Ave. Corona, e começou o processo de elaboração e aprovação do projeto arquitetônico para a futura edificação do templo.
A fim de continuar o processo de construção, em 15 de abril de 2000, um voto foi tomado pela Igreja de vender o prédio em Long Island City. O contrato foi firmado pela primeira vez em novembro de 2001. Enfrentando dificuldades logo após 11 de setembro, o comprador teve problemas para concretizar a compra. Outro contrato de venda foi assinado, mas a data para encerrar o negócio foi mudada duas vezes, porque o processo de financiamento não foi concluído.
Finalmente, em 5 de abril de 2003, a Igreja Adventista do Sétimo dia Bayanihan, ( irmãos Filipinos) comprou a propriedade por $580,000.00. De acordo com informação provida por Eliana Alves, secretária da Igreja, o último batismo em Long Island City foi realizado em 12 de abril de 2003, e dez novos membros foram acrescentados à igreja. No dia 26, o Pastor Silva pregou o último sermão naquele prédio. O tema apresentado foi “Floreça onde quer que estiver”. Em maio, os irmãos começaram a reunirem-se em um templo alugado na esquina da 47 th Street com 31 st Avenue em Astória. Em 28 de junho, se mudaram para o templo da Igreja Metodista Unida , 81-10 35 th Avenue, em Jackson Heights.
Tendo o Pr. Irajá recebido sua merecida jubilação, atuou interinamente o Pr. Gerson Santos, que também acumulava o Departamento de Escola Sabatina e Ministério Pessoal da Greater New York Conference . Seu apoio e incentivo constante sempre foi motivo de inspiração para todos os membros e obreiros por seu esforço em ver o crescimento da Igreja Luso-Brasileira. Prova inequívoca foi seu recente doutorado pela Andrews University, onde sua tese contou a “história do crescimento da Igreja Adventista do Sétimo dia de língua portuguesa de New York”. Em 12 de Março de 2005 assumiu o pastorado da Igreja, o Pr. Cláudio Vilela.
A Igreja Luso-Brasileira em New York tem avançado pela fé e pela graça de Cristo. Hoje, somos 335 membros batizados. Em Junho de 2003, 18 membros se transferiram para Westchester, para apoiar o surgimento da Igreja Luso-Brasileira em Mount Vernon, Westchester, a qual está localizada à 261 East Lincoln Ave. Mount Vernon NY.
Em 29 de Abril de 2006, foi organizada a Igreja Brasileira em Long Island. Originalmente estes irmãos também participavam em Queens. Mas motivados por penetrar em novos lugares, se organizaram em uma nova congregação e hoje temos uma crescente Igreja localizada à 109 Main Street, Kings Park NY.
Nossa Igreja é parte da Greater New York Conference organizada em 01 de Janeiro de 1902, que congrega grupos étnicos de diferentes partes do mundo, os quais assistem nas 157 Igrejas e grupos totalizando 23.145 membros batizados.
Hoje celebramos, reconhecemos e agradecemos:
- Ao nosso bondoso Deus pela proteção, guia e orientação segura aos líderes de Sua Obra.
- Aos pioneiros por seu despreendimento e visão de futuro. Aos administradores da Obra Adventista na GNYC em todos esses anos de muito trabalho.
- Aos dedicados e fiéis membros da Igreja Adventista em New York, os de ontem e de hoje, comprometidos como sempre estiveram com o crescimento e desenvolvimento da Igreja de Deus nesta grande cidade.
- Aos que lutaram bravamente em comissões administrativas, mutirões, bazares, desenhos artísticos.
- Aos que ofertaram voluntáriamente.
- Àqueles que cederam tempo, talento e tesouros para ver o sonho da inauguração do templo concretizado.
- Lembramos que há um grupo que orou, trabalhou muito, confiou, acreditou… e outros que que ajudaram com sugestões.
- A todos indistintamente, nosso agradecimento profundo e sincero.
O templo que hoje nos acolhe calidamente, abre suas portas para o aflito, para o cansado e para o sem esperança – afim de que encontrem em Cristo a alegria e a certeza da Salvação.